Autoclaves para Tratamento de Madeira – Qual o processo?

By 22 de março de 2016 No Comments

O processo de Tratamento de Madeira por Autoclave, é um processo que introduz sob alta pressão um produto químico no veio da madeira, garantindo assim alta resistencia contra fungos, brocas e outros agentes nocivos a madeira. Madeiras devidamente Tratadas em Autoclave, podem ter durabilidades que variam entre 15 a 30 anos. Abaixo, segue um breve resumo do tratamento: 

– Para o tratamento da madeira, recomenda-se que a madeira a ser tratada esteja entre 20 a 30% de úmidade. 
– A madeira é então alocada em vagonetas, devidamente amarradas para evitar flutuação dentro do equipamento. 
– Essa vagoneta é introduzida dentro do Autoclave para inicio do ciclo.
– Com o auxilio de um sistema de CLP, exclusivo nas autoclaves Fhaizer, a madeira é submetida a um vácuo inicial. Esse vácuo serve principalmente para abrir os póros da madeira e permitir melhor penetração do produto químico. 
– Ainda sob vácuo, inicia-se a transferência do produto químico diluído em água de dentro dos reservatórios para o interior do Autoclave.
– Após o completo preenchimento, cessa-se o vácuo e inicia-se então o processo de alta pressão. Esse processo de pressão é justamante onde ocorre a penetração da solução química nos veios da madeira (células) e garante total homogenização do líquido dentro da madeira. 
– Depois desse período, a solução remanescente retorna para os reservatórios para serem usados no próximo ciclo (trata-se de um sistema fechado, ou seja, não há desperdício de produto). 
– Por fim, a madeira é submetida novamente a um novo vácuo, dessa vez apenas para tirar o excesso de produto da superfície da Madeira. 
– Após retirada da Madeira do interior do Autoclave, recomenda-se que ela seja alocada na área de gotejamento, para que ela seque e fique ideal para o uso.